Abrace o Planeta
4Rs e reciclagem





O que você pode fazer?
 
Pratique os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar. Quanto mais praticar e mais atento você estiver, mais jeitos criativos você vai achar para ajudar a preservar o planeta.  
 
1. Reduza o consumo.
 
Pense antes de comprar e racionalize o consumo, recuse embalagens desnecessárias, evite o desperdício, gere menos lixo, escolha produtos mais duráveis. 
 
Prefira produtos e embalagens que possam ser reciclados. Evite sacos e embalagens de presente metalizadas, entre outros produtos e embalagens que não são recicláveis e demoram muitos anos para se decompor.
 
Consuma com consciência. Sugerimos alguns critérios para a escolha de produtos e serviços no dia-a-dia.
Eu realmente necessito desse produto?
O produto polui ou agride a natureza, a água, o solo,...?
O produto é produzido com matéria-prima renovável ou reciclada?
O produto e sua embalagem podem ser reciclados ao término da vida útil dele?
A empresa está focada em desenvolver um modelo de negócio sustentável, com responsabilidade social e ambiental?
Consumir produtos e serviços de empresas não preocupadas com a conservação do planeta e que desrespeitam o meio ambiente é como dizer: "Sim, eu concordo com a perpetuação de práticas que agridem o meio ambiente". Ao reduzir seu consumo de produtos deste tipo obrigará tais  empresas a efetuar mudanças em prol do meio ambiente para continuarem no mercado.
 
Evite o desperdício de papel. Tire cópias e imprima somente o que for realmente necessário. Utilize o papel frente e verso.
 
Diga NÃO a propaganda inútil. Cancele correspondência inútil e propaganda não solicitada que recebe via correio. Não aceite folhetos de propaganda (ex. propaganda de venda de prédio) distribuídos nos faróis ou portas de estabelecimentos, a menos que sejam do seu interesse.   
 
Elimine o desperdício de alimentos em casa e em restaurantes. Saiba mais no item Alimentação 
 
Recuse sacolas, sacos ou caixas desnecessárias e tenha sempre a mão sacolas retornáveis. Saiba mais no item Plástico 
 
 
2. Reutilize o que for possível.
 
Aumente a vida útil dos materiais, adiando sua reciclagem ou disposição final.
 
Passe adiante revistas e jornais já lidos
 
Reaproveite caixas e sacos plásticos para embalar novas compras ou itens. Saiba mais no item Plástico 
 
Doe roupas e objetos que não lhe interessem mais e que ainda tenham utilidade para outras pessoas.
 
Doe TVs, DVDs, computadores, celulares e outros equipamentos eletroeletrônicos em bom estado para instituições ou outras pessoas, quando trocar o seu por um modelo mais novo.
 
 
Reaproveite embalagens dos alimentos feitas de vidro ou plástico. Use o copo de requeijão ou dê para alguém. Use potes de vidro ou plástico  para guardar temperos, mantimentos, etc.
 
Aproveite os dois lados da folha de papel ao imprimir documentos ou xerocar. Outra opção é usar o verso para rascunho ou bloco de anotação. Se não quiser usar, dê para uma instituição assistencial que use.

Encaminhe bandejas de isopor lavadas para feirantes de frutas ou lojas de produtos orgânicos. A maioria  reutiliza as bandejas para embalar produtos.

 
3. Recicle
 
Separe o lixo formado por recicláveis. Ajude a produzir um novo material a partir do material usado, permitindo que o lixo volte ao ciclo produtivo como matéria-prima e economizando recursos naturais.
 
Devo separar em papel, plástico, metal e vidro?

Depende de onde você vai entregar o material reciclável. Alguns pontos  e empresas recebem todo o material reciclável misturado e outros exigem a separação. Informe-se no local de coleta.
Se for comprar lixeiras separadas para os recicláveis, saiba que, geralmente, a proporção de lixo reciclável de uma casa é de 40% de papel, 40% de plástico, 20% de vidro e metal.
 
Lave os materiais recicláveis sujos para que realmente possam ser reciclados. Ex.: lata com resto de molho de tomate, plástico com resto de shampoo, etc.   Infelizmente, parte dos postos de coleta não tem estrutura para lavagem dos recicláveis e eles acabam jogando o que está sujo de volta no lixo comum.  
 
É melhor lavar os recicláveis ou economizar água?
Mesmo se usar água tratada, ainda gasta-se menos água nessa lavagem do que o necessário para fabricar uma embalagem nova, sem reciclagem. Para não gastar mais água tratada nesse processo, junte a água do enxague da louça em uma bacia e a reaproveite para limpar os recicláveis. Saiba mais no item Água.

Não tenho tempo para lavar os recicláveis. É melhor separar recicláveis sujos ou jogá-los no lixo comum?
Se não puder lavá-los, descarte o líquido ou sólido que esteja dentro deles e deixe os recicláveis com o mínimo de resíduos / sujeira possível. Isso ainda é melhor do que deixar que tudo vá direto para o lixo comum.
 
Leve os materias recicláveis ao posto de coleta mais próximo.  Veja mais informações na seção  Onde reciclar?  

DICA

   
 
4. Reeduque
 
Se cada um se esforçar e mudar seus hábitos, estará fazendo a sua parte para preservar o planeta.
 
Seja um multiplicador. Passe as orientações que aprendeu aqui para amigos, familiares e outras pessoas. Incentive-os a também preservar o planeta. Faça parte dessa corrente para conscientizarmos e estimular a mudança de atitudes junto ao maior número de pessoas possível.
 
Estimule a mudança de atitudes em seu prédio, escola, trabalho, igreja, clube  e organizações. Saiba se já existe projetos em andamento. Dê sugestões que contribuam para a economia de água, energia e recursos naturais. Fale sobre a importância da implantação da coleta seletiva e outras orientações que ajudem a preservar o planeta. 
 
Divulgue o site www.abraceoplaneta.com.br para amigos e conhecidos. 
 
Estes são apenas alguns exemplos de como suas ações podem ajudar a garantir um futuro saudável e seguro para o planeta e para todos que nele habitam.
   
A natureza conta com sua ajuda. Leve essa idéia adiante!